Brega, antiquado e retrógrado são alguns sinônimos que a maioria das pessoas dão para o namoro cristão atualmente.
O namoro hoje em dia pode ser tudo (menos namoro cristão): ficante, “namorido”, morar junto sem estar casado, relacionamento aberto… virou uma verdadeira bagunça, e, às vezes, é até difícil de entender em que fase do relacionamento o casal está.
E não pense que é só fora da igreja não, esses tipos de namoro acontecem dentro dela também. É até difícil acreditar, mas está se tornando normal alargar a porta que é estreita e fazer o que acha que é certo.
Aproveitando que o dia dos namorados está chegando, essa é a hora de falar sobre o verdadeiro namoro cristão por aqui, aquele que deve ser valorizado e seguido.
Para te ajudar a entender como funciona o namoro cristão, vamos dividir em tópicos:
Esse é o principal objetivo do namoro cristão: conhecimento. Nesta fase, vocês não devem priorizar beijos, mas saber quem verdadeiramente é a pessoa com quem você está se relacionando, até mesmo para entender se os objetivos de vocês estão alinhados.
Observe, enquanto conversam, principalmente o caráter dele(a). É fiel a Deus? Se ele(a) não conseguir ser fiel a Deus, é quase impossível ser fiel a você.
O namoro cristão foi feito para vocês conversarem sobre tudo: vida profissional, pessoal e espiritual.
Devem orar juntos, terem propósitos, conversar sobre assuntos da Palavra de Deus, e não apenas de assuntos rasos.
Quando o casal ora juntos, eles se fortalecem, e não ficam caindo em ciladas que permite o diabo trabalhar com brigas, ciúmes exagerados e imoralidades.
“Porventura andarão dois juntos, se não estiverem de acordo?”Amós 3:3
Um dos alvos do diabo no namoro cristão é enfraquecer o casal por meio dos desejos sexuais. O que começa com beijos calorosos e mãos bobas, pode terminar em sexo e quebra de santidade.
Para evitar manchar o namoro cristão, vocês devem tomar cuidado para onde vão sozinhos. Escolham passeios por lugares que tenham outras pessoas por perto, como shopping e parques. Não fiquem sozinhos nos cômodos da casa, tenham sempre alguém por perto, para evitar o pecado.
Atualmente, existe um outro perigo, o virtual. Com a internet facilitando tantas coisas, o pecado não seria diferente. Nudez e pornografia são exemplos práticos que você deve manter longe do namoro cristão.
Por isso, no namoro cristão, devem tomar cuidado com o horário. Não fiquem conversando até de madrugada, pois é neste momento que o diabo aproveita para atiçar, colocando uma sensação de “ninguém está vendo”.
“Fugi da fornicação. Todo o pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que fornica peca contra o seu próprio corpo.Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?” 1 Coríntios 6:18-19
Muito se fala sobre o amor que supera todas as barreiras, inclusive a de terem crenças diferentes, mas isso é um mito!
Tem como viver na mesma casa, como casal, um ateu e um evangélico, por exemplo? Seria muito difícil.
Você pode até pensar que sim, e inicialmente pode até parece que vai dar muito certo, mas em algum momento, alguém vai se ofender com a fé do outro, e isso irá gerar conflitos.
Um exemplo claro disso é Maaca e Davi. Se você está acompanhando a série Reis, nesta sétima temporada, sabe do que estou falando.
Maaca inicialmente abriu mão dos seus deuses para casar com Davi na sexta temporada, e pareceu até nobre da parte dela.
No início tudo era lindo, entre um devaneio e outro da princesa, ela seguia a fé dos israelitas e Davi estava feliz com isso.
Mas só anos depois, na sétima temporada, quando Davi e Maaca já tinham dois filhos juntos, que o rei de Israel descobre que sua esposa ainda fazia sacrifícios para seus deuses.
Após uma grande briga entre eles, Davi passa a não querer mais a companhia de sua esposa por perto, até que ela pede para ir embora para a casa de seu pai com seus filhos.
Uma grande tristeza para o rei, mas que poderia ter sido evitado, se ele não tivesse se casado com alguém de outra crença.
Não adianta, o óleo e a água não se misturam. Então, ao invés de ficar se fazendo sofrer, enquanto tenta encaixar alguém com princípios e valores tão diferentes, pense bem agora, enquanto ainda não casou, e escolha alguém que seja da mesma fé que você.
“Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel?” 2 Coríntios 6:14,15
Grave bem a ordem:
Não adianta tentar inverter, pois qualquer tentativa te fará fracassar. No livro “Namoro Blindado”, de Renato e Cristiane Cardoso, você pode aprender detalhadamente sobre essa ordem ser tão importante.
Deus precisa ser o primeiro na sua vida, sempre. Se o seu trabalho for o primeiro, você fracassará. Se a sua família for em primeiro lugar, você fracassa. Até se seu cachorrinho vier na frente de Deus, você fracassará.
Com o namoro é a mesma coisa, se ele vier em primeiro lugar, logo você irá tirar Aquele que dá todo o suporte para vocês nos momentos bons e ruins, e se desvalorizará por alguém que não pode atender suas expectativas (não se esqueça, seu namorado não é perfeito).
Você precisa estar em segundo lugar na sua vida, porque você tem que se valorizar acima de qualquer pessoa. Quando uma pessoa não se valoriza, ninguém a valoriza.
Sabe quando você vê uma pessoa inteligente, gente boa, independente financeiramente, atraente, carismática, e ao lado dela tem alguém que só a maltrata, não faz bem e a põe para baixo, e mesmo assim ela não consegue sair desse relacionamento? Provavelmente ela não se valoriza.
Só em terceiro lugar que deve estar seu relacionamento. Se você seguir essa ordem no namoro cristão, seu relacionamento vai para frente, sabe por quê?
Vocês serão pessoas que agradarão a Deus em primeiro lugar, logo, Ele irá ajudar a ter sabedoria durante o namoro cristão, e se valorizarão, fazendo com que o outro admire ainda mais a pessoa com quem está junto.
Poderia até ser “observe as qualidades e defeitos”, mas quando você está namorando, os olhinhos apaixonados conseguem ver milhões de qualidades, parece até que a pessoa amada não tem defeito, mas têm (e muito!!).
Por isso, no namoro cristão, você deve observar bem os defeitos da pessoa, mas não para ficar apontando e sendo o juiz do relacionamento, porque ninguém aguenta viver com uma pessoa desse jeito.
Quando você conhece os defeitos do seu parceiro, você entende se estes são defeitos que dá para aceitar, ou não. É neste momento, no namoro cristão, que você decide se consegue lidar com os defeitos do(a) parceiro(a) ou se prefere terminar ali mesmo.
Cuidado com os extremismos: não se torne uma pessoa julgadora de plantão, mas também não seja boba que aceita tudo.
Tome cuidado, pois…
“Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes.” 1 Coríntios 15:33
Durante o namoro cristão, dá aquela segurada na emoção. Eu sei que o coração quer falar mais alto, borboletas no estômago não param de mexer e você quer fazer posts com textos gigantes para a pessoa que ama. Mas segura um pouco, pois o coração te impede de ver as pessoas e situações com clareza.
Este é o último tópico por uma razão: se você não vigiar com seu coração, ele vai te dar uma rasteira e impedir que faça todos os pontos falados anteriormente.
Antes de se jogar no relacionamento de cabeça (e quebrar ela logo depois), use sua razão no namoro cristão, buscando deixar as emoções de lado e pedir direção para Deus sempre.
A cautela com o próprio coração fará com que faça a escolha correta.
“Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração…” Provérbios 4:23
Sim, jovem, todo namoro cristão foi feito para um dia chegar ao fim: em casamento ou em término.
Depois de observar esses seis tópicos e outros, você irá pesar se a pessoa que está ao seu lado é quem você quer casar. O namoro cristão não deve demorar anos e anos para chegar ao noivado e ao casamento.
Se ambos já tem como se sustentar, o ideal é que não passe de dois anos, e siga para o próximo passo, pois vocês conseguem chegar a uma decisão neste tempo.
Se a decisão de ambos é partir para o casamento, o namorado precisa pedir a mão da moça para a família e começarem os preparativos para o casamento.
Definindo uma data o mais rápido possível, para não ficarem enrolando com o casamento, e abrindo brechas para pecarem nesse processo.
Se ambos decidirem que não tem como dar certo, e optarem pelo término, cada um deve seguir para o seu lado.
Não fique naquelas de terminar e voltar, se a sua decisão foi o fim, arque com a carência que pode sentir no início, levando-a para Deus, mas não vá atrás para supri-la.
Lembre-se: se vocês decidiram terminar, é porque existe uma razão relevante para isso. Então, deixe bem claro para si mesmo as razões, senão, sempre voltarão e terminarão, vivendo um looping desgastante.
Nada melhor que chegar no namoro cristão preparado, pois já era um solteiro aplicado. O Univer Vídeo pode te ajudar com isso!
Com centenas de palestras da Terapia do Amor, um novo episódio semanalmente, e ainda podendo assistir ao vivo, toda quinta-feira, às 20h.
Renato e Cristiane Cardoso ensinam sobre temas como “Superando o passado”, “Quem Busca Perfeição, Acaba na Solidão” e “Quando Você é o Problema” para você avaliar a si mesmo e buscar ser um(a) bom(a) companheiro(a) primeiro, antes de querer alguém.
Você também pode assistir ao “The Love Musical”, um musical que conta a história dos moradores da The Lovelândia, que buscavam a felicidade na vida amorosa a qualquer custo, mas, quebravam a cara, por bagagens do passado e falta de discernimento.
Eu tenho certeza que essa história vai te ensinar muito, enquanto tira gargalhadas.
A Escola do Amor está disponível, também, para você tirar suas dúvidas sobre relacionamento e evitar que caia em furadas.
Clique aqui para conhecer os planos do Univer Vídeo, e ter acesso a esses e mais de 10 mil horas de conteúdos, para aproveitar com toda a família.