Esposas de Davi: Quem você seria?

Autor
Redação
15/06/2023 - (Atualizado: 20/11/2023)9 minutos de leitura
Compartilhe

Se você está acompanhando a sétima temporada de Reis, viu que as esposas de Davi estão por todo lado. Além disso, ele ainda levou concubinas para o harém. 

Mas, já parou para pensar qual das esposas de Davi você seria (baseado na personalidade)?

Cada uma das esposas de Davi tem uma personalidade singular que a torna única. Vou te mostrar um pouco sobre elas e você irá refletir, com sinceridade, qual das esposas de Davi você mais se identifica. 

MICAL, A PRIMEIRA ESPOSA DE DAVI 

Esposas de Davi

Quando Saul começou a desconfiar que Davi era o novo ungido de Deus, acendendo a inveja dentro dele. O rei, então, descobre que sua filha, Mical, amava Davi. 

Sendo filha do rei de Israel, não é de se surpreender com a personalidade mimada de Mical. Ela tinha tudo que queria, não precisava medir as palavras e se sentia acima de todas as outras jovens israelitas.

Pensando em se aproveitar do sentimento da filha, Saul entrega Mical para ser esposa de Davi.

Mical se tornou a primeira esposa de Davi, antes dele tomar posse do trono. Porém, Saul começou uma perseguição contra ele, que o obriga a fugir para salvar a própria vida. 

Com a ajuda de sua Mical, Davi consegue enganar os soldados do rei e sair na frente. 

Mical sofreu muito com aquela perda temporária de Davi e Saul ainda a entregou como esposa para Paltiel, enquanto ela aguardou ansiosamente pelo reencontro com seu amor. 

Anos depois, Saul morreu. Em uma jogada política, Davi consegue levar  Mical de volta.  Porém, ao invés de ser recebido com amor, a primeira atitude da esposa de Davi foi dar um tapa na cara do rei, pois enquanto ela sofria, ele estava se casando com outras mulheres.

A MAIOR FRUSTRAÇÃO DE MICAL

Uma das maiores frustrações da primeira esposa de Davi era não conseguir ser mãe. Em dado momento da série Reis, ela até chegou a engravidar, porém perdeu o bebê e isso a deixou em profunda tristeza. 

A partir daí, é possível notar uma Mical amarga, insatisfeita e com complexos consigo mesma e descontando em todos ao redor. 

Por isso, ela tomou uma atitude muito errada com o Davi quando a arca da aliança entrou em Jerusalém, o que custou sua fertilidade. 

O próprio Deus secou o seu ventre e ela nunca pôde ter o prazer de ser mãe. Tal situação amargou o seu modo de viver.

Talvez por ter sido mimada na juventude, enquanto era uma princesa, fez com que a esposa de Davi não soubesse lidar com situações contrárias na vida. 

A realidade é que nem sempre as coisas acontecem do jeito que queremos. Por isso, precisamos estar preparadas para os “nãos” que a vida pode dar. 

Só quem tem a vida na mão de Deus consegue lidar bem em momentos difíceis. 

Se quando você recebe um não ou as coisas não acontecem do jeito que gosta, sua reação logo é fechar a cara e tentar resolver do seu jeito, possivelmente tem mais em comum com a primeira esposa de Davi do que imagina.

AINOÃ, A ESPOSA DE DAVI CIUMENTA 

Esposas de Davi

Ela foi o amor da juventude de Davi, o primeiro amor. Eles cresceram juntos. Ainda bem jovens, Davi demonstrou interesse em se casar com ela. 

Porém, a responsabilidade em ser o futuro rei de Israel veio à tona e transformou o jeito com que Davi levava a vida. 

Ainoã sofreu muito com o casamento de Davi e Mical, pois ela sentiu-se usada por ela. Sempre bem sentimental, ela não o esqueceu, mas também não soube esquecer que Davi havia se casado com outra mulher primeiro. 

Durante a perseguição de Saul, Davi reencontra Ainoã e eles se casam. Muita paixão, sem autovalorização, traz muito ciúme e isso era o que acontecia com Ainoã.

Ela não sabia como se valorizar em seu relacionamento, então brigava por besteira, tinha constante medo dele a trocar e sempre voltava em assuntos do passado para discutir com ele. 

Quando as novas mulheres foram chegando, a esposa de Davi não conseguia lidar com o compartilhamento da atenção do rei, por muito amar e não querer dividi-lo, o que fez com que muitas brigas acontecessem.

Mas uma coisa maravilhosa aconteceu na vida da segunda esposa de Davi: a chegada da terceira. Pode até parecer irônico, mas é verdade. 

A amizade de Ainoã com a terceira esposa de Davi foi fundamental para que até a fé em Deus dela fosse relembrada e avivada. 

Se você tem muita dificuldade em dividir atenção com o seu marido, e até com outras pessoas, facilmente se magoa quando alguém deixa de fazer aquilo que suas expectativas almejam, mas também sabe ser carinhosa, você é como Ainoã.

ABIGAIL, A ESPOSA IDEAL PARA O REI 

Esposas de Davi

Conhecida como uma mulher formosa, não só de aparência, digna e de bom senso, Abigail conheceu Davi o impedindo de fazer uma grande injustiça contra homens inocentes. 

Casado com um homem mau, chamado Nabal, que se recusou ajudar Davi e seus soldados, mesmo já tendo sido ajudado por ele anteriormente. 

Essa atitude ingrata de Nabal acendeu uma fúria em Davi, a ponto dele pegar seus soldados e irem em direção a casa do homem ingrato, para matar não só ele, como todos os homens daquela casa. 

Quando os servos contaram a Abigail o que seu marido havia feito, tomada por uma sabedoria divina, ela imediatamente preparou mantimentos para Davi e os soldados. 

Tomou seus servos e foi ao encontro de Davi, entregar o que preparou pessoalmente e convencê-lo de não fazer tamanha bobagem. 

Davi recebeu o presente de Abigail e viu que era o próprio Deus quem a colocou ali, para não buscar fazer justiça com as próprias mãos. Ele se arrependeu profundamente por tal atitude. 

Dias depois, o próprio Deus se encarregou de ferir Nabal, que morreu, deixando Abigail viúva. 

Quando os pais de Abigail contaram a Davi sobre a morte de Nabal, ele se lembrou da sabedoria e formosura da moça, e se ofereceu para se casar com ela. Os pais aceitaram muito felizes em saber que sua filha não ficaria desamparada. 

Com a chegada dela, inicialmente a segunda esposa de Davi sentiu muito ciúme e até tentou provocar Abigail em algum momento, mas a sabedoria e força dela impressionou Ainoã e logo se tornaram grandes amigas. 

Após a morte de Saul e a chegada do novo rei em Hebrom, onde começou a reinar, as esposas de Davi sabiam que em algum momento novas mulheres viriam. Mais rápido do que imaginam, chega a quarta esposa de Davi: Maaca. 

Em um momento da sexta temporada da série Reis, Abigail chora, triste após não conseguir convencer o rei a não se casar com uma mulher estrangeira. 

A FALTA QUE ABIGAIL FAZ, ENTRE AS ESPOSAS DE DAVI

Um dia, enquanto Abigail estava lavando roupa no rio, ela se distraiu e seu filho Queliabe começou a se afogar no rio. De um modo heróico, porém triste, a esposa de Davi dá a sua vida para salvar seu filho. 

De todas as esposas de Davi, essa era a que mais deveria estar ao seu lado, pois ela tinha a sabedoria que um rei precisava ter por perto, sabendo utilizar a feminilidade e sendo temente a Deus. 

Esposas de Davi

Abigail deixou saudades no coração de muitos, inclusive de Ainoã, que mais na frente, contou sobre a sabedoria da moça para seu filho, Queliabe, quando já era mais velho. 

Se você se identificou com Abigail, muito bem, está indo no caminho certo. Não toma atitudes baseadas no que está sentindo no momento, mas sempre prioriza fazer a vontade de Deus em primeiro lugar. 

É uma pessoa pacificadora, que facilmente é amável com todos ao redor, uma mulher que não quer estar à frente do seu marido, mas ao lado.

MAACA, A ESTRANGEIRA 

Esposas de Davi

Maaca veio por meio de uma aliança política. Após salvar a princesa de assaltantes de estrada, o rei Talmai, de Gesur, foi até Hebrom conhecer Davi e logo tem interesse em formar uma aliança política. 

Davi não precisava de alianças com ninguém.  Ele só precisava de Deus, mas se deixou levar por uma insegurança, talvez pela falta de maturidade, e se casou com a princesa de Gesur. 

A quarta esposa de Davi cresceu com costumes muito diferentes dos israelitas, a começar pelos deuses de pedra, a sensualidade exagerada, e tantas outras coisas que ela prometeu abrir mão quando se casou com o rei de Hebrom. 

AS INTRIGAS DE MAACA

Como costume de princesas (citando Mical também), Maaca se sentia superior a todas as demais esposas de Davi, fazendo com que a diferença fosse notória até com seus filhos, Absalão e Tamar, por exemplo, não podiam brincar como as outras crianças. 

Anos depois, quando Davi já havia se mudado para Jerusalém, ele descobre Maaca ainda fazia sacrifícios para seus antigos deuses. 

Quando Davi a pressionou, ela seguiu mentindo, até se ver sem alternativa, a não ser contar a verdade. 

Maaca preferiu fazer as coisas do seu jeito, ao invés de sacrificar pelo seu casamento. Com isso, se viu a ponto de perder o marido que amava, de tanto resistir.

Se você tem dificuldade em abrir mão das suas vontades, em prol dos bons relacionamentos que tem, e está constantemente se sentindo superior às pessoas ao redor, você se identifica com Maaca. 

HAGITE, DIFERENTE DE TODAS DA SUA ÉPOCA

Esposas de Davi
Hagite chegou na vida de Davi de forma inusitada, após fugir de Jebus, pois não queria se casar com o rei de lá. 

Uma mulher muito valente, sempre indo atrás do que queria. Querendo estar nas guerras com Davi, Hagite colocou o rei em posições difíceis, quando apareceu repentinamente no meio da guerra, querendo ajudá-lo. 

Hagite não tem medo de nada, se precisar entrar no meio do exército inimigo para salvar Davi, ela entra, como fez nesta sétima temporada de Reis. 

Apesar de deixar Davi preocupado em muitos momentos, ela o ajuda sempre que precisa. Foi isso que ela  fez com a roupa de levita para Davi usar na entrada da arca da aliança. 

Se você se identifica com a força e independência de Hagite, pode até achar que é sinônimo de coisa boa, mas cuidado para atropelar as pessoas. Isso pode ser um orgulho atrás das grandes aptidões.

EGLÁ, A CANTORA 

Filha de levita, Eglá é uma jovem calma, que encanta o rei pela linda voz que tem, enquanto louva a Deus. 

Ela se torna grande amiga de Abital, esposa de Davi, e vivem inseparáveis. Dificilmente perde a paciência, a não ser que Ainoã a tire do sério no harém das esposas de Davi. 

Se você é amigável, calma, discreta, utiliza da doçura para falar com o próximo e não gosta de brigar com as pessoas ao redor (geralmente), então se identificou com Eglá.

ABITAL, A EMOCIONADA

Esposas de Davi

Não pode passar um nervoso, que já desmaia. Chega ser engraçado a forma que ela lida com tudo, sempre bem expressiva. 

Abital era humilde, mas não deixava de ter forte opinião, sem deixar a meiguice de lado.

Se você é uma pessoa extrovertida, brincalhona, que sabe defender os amigos, e tem um jeito autêntico para lidar com as adversidades, pode ser bem parecida com Abital.

QUEM ERAM AS ESPOSAS DE DAVI 

Cada uma tem uma personalidade e uma criação diferente, mas não se atenha apenas aos defeitos ou apenas às qualidades, todas tiveram os dois, é inevitável. 

Eu sei que todas querem se ver em Abigail, porque ela parece uma mulher maravilha, sem defeitos. 

Mas no dia a dia, você pode estar agindo como outra. Espero que com essa pequena análise, você consiga verdadeiramente se enxergar e melhorar como pessoa. 

VEM VER MAIS SOBRE AS ESPOSAS DE DAVI 

No Univer Vídeo, você consegue assistir todas as temporadas de Reis, além de assistir diariamente os novos episódios. 

Assistindo à série você conseguirá conhecer mais sobre as esposas e a história de Davi. Utilize este tempo, enquanto assiste, indo além de entretenimentos e se avalie em cada personagem.

Clique aqui para escolher o plano que faz mais sentido para você e sua família aproveitarem o conteúdo que faz bem.