Quarta Temporada
Reis — A Escolha conta o início da história do segundo e mais aclamado rei que a humanidade já ouviu falar. Davi, como é conhecido por muitos, ainda jovem, foi escolhido pelo próprio Deus para governar a nação de Israel no lugar de Saul, que fora o primeiro rei e a decepção do Senhor dos Exércitos. Assim, a quarta temporada de Reis leva o telespectador a desmembrar mais a fundo a narrativa do filho mais novo de Jessé.
De seu nascimento ao princípio de duras perseguições, a história de rejeição de Davi, que, apesar da pouca estatura, foi grande em fé e coragem, revela que a medida exata da escolha de alguém para grandes feitos não se faz presente em padrões físicos, mas é representada pela pureza, obediência, temor a Deus e duras lutas a serem vencidas. E que, portanto, são elas que começam a moldar o caráter de um escolhido. No caso de Davi, o “homem segundo o coração de Deus” e participante da linhagem de Jesus Cristo.
Nos meandros dessa linda história de fé, amor e superação, seguiremos a continuação fiel dos livros de I Samuel e parte dos escritos de Salmos, que perduram até os dias atuais. Acompanhamos, sobretudo, o claro contraste entre Saul, que se torna obstinado pelo reinado que já não lhe era por direito, e Davi em sua juventude. Apesar de não ser um garoto qualquer, ele se apaixona, sofre com a inveja dos irmãos, é rejeitado pela maioria, mas vive grandes experiências com Deus que marcam a sua vida para sempre.
E, ao longo da narrativa, que se passa em Belém e seus arredores, mas transita por Gibeá, Filístia e Gibeão, vamos nos deparar com a história de importantes personagens — relatados na Bíblia —, que crescerão ao longo da trama e representarão papéis consideráveis no rumo que a vida de Davi tomará. De anjos, ursos e leões a gigantes filisteus, o início de um pequeno rapaz ruivo, desconsiderado desde o ventre, é tudo, menos comum.
Fazendo jus ao nome da temporada, Reis — A Escolha descortina o que há de mais íntimo dentro do ser humano e exemplifica, claramente, os critérios definidos por Deus na eleição de seus representantes terrenos. E que, apesar da maneira que nós, meros mortais, tendemos a fazer nossas escolhas baseadas em atributos físicos, Deus se revela contradizendo o senso comum e provando, mais uma vez, que se atenta ao que há no coração e não ao que os olhos alcançam.
Onde assistir
A quarta e todas demais temporadas da Série Reis estão disponíveis para assinantes do Univer Vídeo de todo o mundo, sem limitações.
Um incentivo para você
Utilize o cupom REIS10 e tenha 10% de desconto em sua assinatura do Univer Vídeo, para assistir esse conteúdo especial! Clique aqui e aproveite.
Sinopse dos Episódios
Episódio 1 - 1h 18min
A história de Davi começa a ser contada. Saul enfrenta as consequências da rejeição de Deus. Davi salva ovelha do ataque de uma águia.
Episódio 2 - 54min
Mikhail salva Davi do ataque de um leão. Eliabe vence luta e impressiona os irmãos. Zeruia vai ao encontro de Abigail e Jéter em Belém.
Episódio 3 - 49min
Davi reflete sobre as palavras de Mikhail. Zeruia recusa pedido de casamento feito por Eliabe. Davi se declara para Ainoã.
Episódio 4 - 49min
Zeruia ofende Abigail e irmãs discutem. Jessé descobre agressão de Eliabe contra Efraim. Davi ora a Deus após enfrentar Eliabe. Alon proíbe casamento de Chaya e Ainoã com filhos de Jessé.
Episódio 5 - 45min
Davi e Ainoã se despedem e ela promete esperá-lo. Abigail descobre mentira sobre o marido de Zeruia. Davi segue conselho de Mikhail e mata um leão. Samuel relembra trajetória de Saul até o trono de Israel.
Episódio 6 - 49min
Família de Asher decide ajudar Zeruia e seus filhos. Samuel conhece os sete filhos de Jessé. Davi é ungido rei de Israel. Após a unção de Davi, Saul é atormentado por espírito mau.
Episódio 7 - 45min
Deus entrou em mim, diz Davi após ser ungidoSaul ao ser questionado por Amasa rei de Israel. Haviva se mostra preocupada com o filho, mas ele a tranquiliza. Davi reflete sobre as responsabilidades de ser rei.
Episódio 8 - 43min
Asher e Liora conversam sobre o futuro casamento de Abigail e a israelita se preocupa com a filha. Os dois, então, começam a relembrar como começou o relacionamento deles. A mulher deseja para a primogênita tudo o que teve ao lado do marido, que se declara: "Liora, você é tão fácil de se amar". Amasa acompanha Davi nos campos e diz querer entrar para o Exército. O garoto explica que, assim, não será um peso para os pais e teme pelos gastos de sua família. Mas o tio o conforta: "O Senhor é o nosso rochedo, o nosso lugar forte, nosso libertador, ele é nosso Deus, a nossa fortaleza e em quem confiamos".
Episódio 9 - 42min
Jônatas recusa o convite para visitar a hospedaria de Iran. Samuel conversa com Deus e Saul se esconde para observá-lo. Davi toca o Salmos 40 com sua harpa.
Episódio 10 - 43min
Talya desabafa sobre o passado entre Haviva e Malcon e revela nunca ter se amado. Maya se despede de Libi e diz que vai sentir saudades. Jônatas decide ir para Ramá e aconselha Maya.
Episódio 11 - 41min
Abi fica feliz em ver Saul bem. Rei de Israel nota a ausência de Adelina e se irrita com Ainoã. Jônatas recebe orientações de Samuel. Profeta reflete sobre os cuidados de Deus ao lado do filho.
Episódio 12 - 43min
Jônatas conta à Maya que o pai se afastou de Deus. Davi toca harpa e canta o Salmos 23 para que Saul se acalme. Filisteu ameaça Abi e Malquisua.
Episódio 13 - 45min
Davi compõe uma nova música, deixando Mical e Merabe encantadas. Saul diz que Davi agora é seu pajem de armas. Avó de Nabal desaprova seu relacionamento com Abigail. Abigail, irmã de Davi, passa mal e desmaia. Eliabe e Adriel brigam por causa de Zeruia.
Episódio 14 - 43min
Saul é surpreendido por gigantes filisteus no campo de batalha. Abner e Jônatas aconselham o rei sobre a guerra contra os filisteus. Golias provoca Saul e Abner e Jônatas sugerem montar uma estratégia para derrotar o gigante.
Episódio 15 - 40min
Davi se prontifica para lutar contra Golias. Com a funda, o ungido de Deus arremessa uma pedra contra o gigante e o derrota. Saul, Abner e Jônatas parabenizam Davi pelo grande feito.
Episódio 16 - 47min
Saul escolhe Rispa como sua nova concubina. O tempo passa, e Davi se torna um homem forte e robusto para sua idade. Saul enxerga Davi como o escolhido por Deus para substituí-lo.